EUA amplia imposto sobre produtos da China
Presidente Joe Biden amplia imposto de impostação sobre veículos elétricos, baterias, semicondutores, painéis solares e aço e alumínio para até 100%
O governo Biden revelou nesta terça-feira (14) novas taxas aduaneiras sobre US$ 18 bilhões em mercadorias chinesas, visando “defender os trabalhadores e as corporações dos Estados Unidos” das “práticas comerciais injustas da China”.
As taxas aumentarão para vários itens, de automóveis elétricos e acumuladores de lítio a chips e painéis solares, e em alguns casos aumentarão quatro vezes, de 25% para 100%. Abaixo estão as principais alterações:
- Automóveis elétricos chineses: tarifa aumentará quatro vezes, de 25% para 100%, ainda em 2024.
- Acumuladores: a taxa das baterias de íons de lítio para automóveis elétricos aumentará de 7,5% para 25% ainda este ano, assim como para componentes de baterias. Para as baterias de lítio usadas em outros fins, o aumento será o mesmo, mas a partir de 2026.
- Chips: as tarifas aumentarão de 25% para 50% a partir de 2025.
- Painéis solares: o imposto de importação sobre células solares chinesas dobrará, passando de 25% para 50%.
- Aço e alumínio: as tarifas sobre as importações chinesas de aço e alumínio triplicarão ainda este ano, de 7,5% (possivelmente menor atualmente) para 25%.
Compartilhe
Publicar comentário